SOBRE O PROJETO

Minha foto
MIRAGUAÍ, RS, Brazil
Este projeto tem como objetivo oportunizar aos educandos do Curso Normal, modalidade regular e aproveitamento de estudos do IEE Fagundes Varela, o contato prático com a Informática Educativa, através de monitoria orientada nos Laboratórios de Informática, garantindo com isso o acesso aos alunos das diferentes modalidades de ensino quanto ao uso educativo da informática, bem como, fundamentar na prática as percepções teóricas da proposta de Informática Educativa do educandário.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Como o Professor está Desenvolvendo as Aulas no Laboratório: um olhar da monitora Tailine Mewes


No meu ponto de vista, os professores estão sabendo aproveitar as oportunidades que estão tendo no laboratório. Eles estão explorando os conhecimentos de seus alunos e, ao mesmo tempo, diferenciando as suas aulas, fazendo assim com que os alunos se interessem mais pelas aulas e, até mesmo, pela matéria (conteúdo escolar).

Os professores são bem criativos em relação as aulas no laboratório. As pesquisas são bem interessantes, os educandos se interessam mais quando os professores levam os mesmos para o laboratório.

As pesquisas que são feitas buscam novas formas de conhecimentos, pois hoje o mundo vive em volta da Informática, da Internet, e de inovações tecnológicas. Os professores exploram as tecnologias em suas aulas para que seus alunos adquiram novos conhecimentos e outros tipos de informações para o seu aprendizado.

A Informática no Currículo: um olhar da Monitora Andressa Falcade

O Laboratório de Informática do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela já existe há 10 anos. O uso frequente dessa dependência da instituição por alunos e professores se dá, atualmente, graças a disponibilidade de monitores e monitoras - Projeto Pmoni-Labinfe. Este espaço é mais usado para pesquisas gerais sobre disciplinas diversas, por turmas de ensino fundamental e médio, contudo é aberto também à educação infantil e currículo por atividades. Eu como monitora presenciei algumas aulas de professores e pude perceber como esses estão centrados em seus conteúdos e como eles dominam as suas turmas em um ambiente diferente. Exemplo disso foi a professora Sandra Pez e o professor Thomas Hepp quando frequentaram o labinfe (momento de minha monitoria). Os mesmos não fugiram em nenhum momento de seus objetivos, o que me levou a acreditar que eles vieram preparados e que seus alunos já sabiam em sala de aula o que fariam no laboratório.
Assim posso dizer, de modo geral, que os professores, especialmente da educação infantil e do currículo por atividades, os quais pude auxiliar na monitoria, estão aproveitando a tecnologia existente na escola para aulas diferenciadas, mas sem fugir de seu planejamento e usando esse recurso com responsabilidade.